quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SERRA SANTA HELENA: um patrimônio histórico e cultural.

SERRA SANTA HELENA

A Serra de Santa Helena fica a noroeste da cidade de Sete Lagoas. O ponto mais alto atinge cerca de 1.076 metros de altitude, e de lá é possível ter uma bela vista da cidade, proporcionando também boas opções de lazer. Em seu topo está a Igrejinha de Santa Helena, em estilo colonial (1852). Outro atrativo da serra é o Parque da Cascata, com restaurante, quadras de esportes, estacionamento, e praia com lago artificial.

IGREJINHA DE SANTA HELENA

Em 1852, erguia-se no alto da Serra de Santa Helena, uma igreja de mesmo nome, a mando do fazendeiro Antônio Avelar. Do local é possível ter uma bela vista panorâmica da cidade. Possui um entorno gramado e à sua frente um cruzeiro iluminado e moderno. Sobre a estrutura da igreja, destacam-se um corpo único pintado de branco, com porta central pintada de azul-escuro em verga abatida e duas janelinhas na altura do coro. Dentro da igreja há um pequeno coro, e um painel grande com a figura de um anjo. A imagem de Santa Helena está presente no altar-mor. O teto é chanfrado de tabuado pintado de azul colonial.

PARQUE DA CASCATA

O Parque da Cascata, localizado na Serra de Santa Helena, é resultado de um convênio realizado entre a prefeitura municipal e a Embratur no intuito de desenvolver o potencial turístico local. Dessa forma, foi projetada a implantação de uma barragem composta por um lago com 450 metros de diâmetro, cercado por uma praia artificial de um lado e mata virgem do outro. Nesse lago há ainda duas pequenas ilhas.
A área total do parque ocupa um total de 295 hectares, sendo que quase 15% desse espaço é ocupado por mata nativa, apresentando reservas de fauna e flora. O turista que visita o local ainda conta com restaurante, bar, quadras de vôlei de areia, dois quiosques grandes, playground e a praia, além de área de camping com luz e água.

Um comentário:

  1. Olá pessoal...

    Só de pensar que existem setelagoanos que nunca foram na serra fico decepcionada. Temos à nossa disposição um patrimônio histórico e cultural que proporciona sensações de liberdade e contato direto com a natureza.

    É claro que não podemos deixar de comentar que a situação atual da serra não tem motivado muitas pessoas a se aventurarem neste que é um dos mais belos cartões-postais de Sete Lagoas.

    As autoridades locais precisam adotar medidas que visem a devolução deste ponto à comunidade. Acredito que um dos fatores que mais afasta os moradores e visitantes é o aumento da criminalidade e dos casos de violência que tem acontecido nos arredores da serra.

    Como muitos já dissem, "a união faz a força" e acredito que juntos poderemos impulsionar um movimento capaz de reverter esta situação.

    Vamos lá pessoal.
    Abracem a causa dos alunos da Faculdade Promove e aproveitem a oportunidade do dia 22/11/2009 para movimentarmos a cidade de Sete Lagoas de forma consciente e inteligente.

    ResponderExcluir